DINÂMICAS EVANGÉLICAS – VOLUME 7

· DINÂMICA DE GRUPO
Autores

DINÂMICAS EVANGÉLICAS – VOLUME 7
61. Partilha

Participantes: Indefinido.

Tempo Estimado: 15 minutos.

Material: lápis ou caneta e uma folha de papel em branco para cada participante.

Descrição: Formar um circulo e entregar uma folha em branco para cada participante, juntamente caneta ou lápis.

Pedir para todos iniciarem uma Historia qualquer que simboliza o seu cotidiano dentro da comunidade, da igreja.

Cada membro terá 35 segundos para essa parte e depois deste tempo passa para o membro da esquerda do grupo.

Pedir para um membro do grupo levar uma historia concluída e partilhar alguns fatos e falar se a historia terminou do jeito que ele estava imaginando.

62. Pessoas balões
Participantes: Indefinido.

Tempo Estimado: 15 minutos.

Material: Um balão cheio e um alfinete.

Descrição: O coordenador deve explicar aos participantes por que certas pessoas em determinados momentos de sua vida, se parecem com os balões:

 Alguns estão aparentemente cheios de vida, mas por dentro nada mais têm do que ar;

 Outros parecem ter opinião própria, mas se deixam lavar pela mais suave brisa;

Por fim, alguns vivem como se fossem balões cheios, prestes a explodir; vasta que alguém os provoque com alguma ofensa para que (neste momento estoura-se um balão com um alfinete) “estourem”.

Pedir que todos dêem sua opinião e falem sobre suas dificuldades em superar críticas e ofensas.

63. Pizza

Participantes: 7 a 15 pessoas

Tempo Estimado: 30 minutos

Material: Lápis e papel para os integrantes.

Descrição: O coordenador propõe temas a serem debatidos pelo grupo. Cada integrante é motivado para que defina qual a importância dos diferentes temas para si mesmo. Dentre os temas propostos pode-se ter temas como: drogas, sexo, namoro, política, amizade, espiritualidade, liturgia, família, educação, saúde, segurança, esportes, etc. Os temas devem ser identificados por um número ou uma letra (de preferência a primeira letra do tema). Em seguida, cada integrante deve desenhar um círculo e dividi-lo de acordo com a proporção de importância que tem para com cada tema. As divisões devem ser identificadas pelos números ou letras definidos anteriormente para os temas. Temas se nenhuma importância para o integrante podem ser simplesmente desconsiderados pelo mesmo. Então, cada integrante apresenta seu desenho ao grupo comentando suas opções. Em contrapartida, o grupo pode opinar sobre estas opções e se as mesmas correspondem ao que o grupo esperava do integrante.

64. Presente da alegria

Participantes: 3 a 10 pessoas

Tempo: 5 minutos por participante;

Material: lápis e papel;

Descrição: O coordenador forma subgrupos e fornece papel para cada participante;

A seguir, o coordenador fará uma exposição, como segue: “muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para cada membro do grupo”;

Prosseguindo, o coordenador convida os membros dos subgrupos para que escrevam uma mensagem para cada membro do subgrupo. A mensagem visa provocar em cada pessoa sentimentos positivos em relação a si mesmo;

O coordenador apresenta sugestões, procurando induzir a todos a mensagem para cada membro do subgrupo, mesmo para aquelas pessoas pelas quais não sintam grande simpatia.

Na mensagem dirá:

1. Procure ser específico, dizendo, por exemplo: “gosto do seu modo de rir toda vez que você se dirige a uma pessoa”, em vez de: “eu gosto de sua atitude”, que é mais geral;

2. Procure escrever uma mensagem especial que se enquadre bem na pessoa, em vez de um comentário que se aplique a várias pessoas;

3. Inclua todos, embora não conheça suficientemente bem. Procure algo de positivo em todos;

4. Procure dizer a cada um o que observou dentro do grupo, seus pontos altos, seus sucessos, e faça a colocação sempre na primeira pessoa, assim: “eu gosto” ou “eu sinto”;

5. Diga ao outro o que encontra nele que faz você ser mais feliz;

Os participantes poderão, caso queiram, assinar a mensagem;

Escritas às mensagens, serão elas dobradas e colocadas numa caixa para ser recolhidas, a seguir, com os nomes dos endereçados no lado de fora.

65. Presente de amigo

Participantes: 10 a 30 pessoas

Tempo Estimado: 30 minutos

Material: Lápis e papel para os integrantes

Descrição: O coordenador divide o grupo em subgrupos de quatro a seis integrantes e, em seguida, expõe o seguinte: “Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para alguns integrantes do grupo”.Prosseguindo, o coordenador convida os integrantes para que escrevam mensagens para todos os integrantes de seu subgrupo. As mensagens devem ser da seguinte forma:

a) Provocar sentimentos positivos no destinatário com relação a si mesmo;

b) Ser mais específicas, descrevendo detalhes próprios da pessoa ao invés de características muito genéricas;

c) Indicar os pontos positivos da pessoa dentro do contexto do grupo;

d) Ser na primeira pessoa;

e) Ser sinceras;

f) Podem ser ou não assinadas, de acordo com a vontade do remetente.

As mensagens são dobradas e o nome do destinatário é colocado do lado de fora. Então elas são recolhidas e entregues aos destinatários. Depois que todos tiverem lido as mensagens, segue-se à conclusão da dinâmica com um debate sobre as reações dos integrantes.

66. Riqueza dos nomes

Participantes: Indefinido.

Tempo Estimado: 30 minutos.

Material: Tiras de papel ou cartolina, pincel atômico ou caneta hidrográfica, cartaz para escrever as palavras montadas ou quadro-negro.

Descrição: Os participantes de um grupo novo são convidados pelo coordenador a andar pela sala se olhando, enquanto uma música toca.

Quando o som para, escolher um par e ficar ao lado dele (a). Cumprimentar-se de alguma forma, com algum gesto (aperto de mão, abraço, beijo no rosto e etc).

Colocar novamente os pares a andar pela sala (desta vez são os dois andando juntos). Assim que pára a música, devem se associar a outro par (fica o grupo com quatro pessoas).

Cada participante do grupo composto de quatro pessoas recebe uma cartolina e coloca nela seu nome (tira de papel também serve).

Após mostrar o nome para os outros três companheiros, os participantes deste pequeno grupo juntarão uma palavra com estas sílabas (servem apenas as letras).

Exemplo: Anderson + JÚlio + DAiane = Ajuda

Airton + RoMIlton + ZAira + SanDEr = Amizade

Colocar a palavra formada num quadro-negro ou cartolina e o grupo falará sobre ela e sua importância na vida.

67. Salmo da vida

Participantes: 10 a 20 pessoas

Tempo Estimado: 45 minutos

Material: Lápis e papel para os integrantes.

Descrição: Cada integrante deve escrever a história de sua vida, destacando os acontecimentos marcantes. O coordenador deve alertar o grupo de que experiências de dor e sofrimento podem ser vistas como formas de crescimento e não simples acontecimentos negativos. Em seguida, os integrantes devem se perguntar qual foi à experiência de Deus que fizeram a partir dos acontecimentos descritos ou no decorrer de suas vidas. Depois devem escrever o salmo da vida, da sua vida, uma oração de louvor, agradecimento, pedido de perdão e/ou clamor. O desenvolvimento dos salmos deve-se realizar em um ambiente de paz e reflexão. Então, os integrantes devem ser divididos em subgrupos de três ou quatro pessoas onde cada integrante deve partilhar sua oração. Depois o grupo é reunido e quem quiser pode apresentar sua oração ao grupo. Por último é realizado um debate sobre os objetivos da dinâmica e a experiência que a mesma trouxe para os integrantes. Algumas questões que podem ser abordadas: Como se sentiu recordando o passado? O que mais chamou a atenção? Qual foi a reação para com acontecimentos tristes? Como tem sido a experiência com Deus? Qual a importância Dele em nossas vidas? Pode-se ainda comparar os salmos redigidos com os salmos bíblicos.

 68. Semeando a amizade

Participantes: 7 a 15 pessoas

Tempo Estimado: 30 minutos

Material: Três vasos, espinhos, pedras, flores e grãos de feijão.

Descrição: Antes da execução da dinâmica, deve-se realizar a leitura do Evangelho de São Mateus, capítulo 13, versículos de 1 a 9. Os espinhos, as pedras e as flores devem estar colocados cada qual em um vaso diferente. Os vasos devem estar colocados em um local visível a todos os integrantes. Nesta dinâmica, cada vaso representa um coração, enquanto que grãos de feijão, representam as sementes descritas na leitura preliminar. Então, cada integrante deve semear um vaso, que simboliza uma pessoa que deseje ajudar, devendo explicar o porquê de sua decisão. Pode-se definir que as pessoas citadas sejam outros integrantes ou qualquer pessoa. Além disso, se o tempo permitir, pode-se utilizar mais que uma semente por integrante.

69. Sentindo o Espírito Santo

Participantes: indefinido.

Tempo Estimado: 15 minutos.

Material: Uvas ou balas .

Descrição: O coordenador deve falar um pouco do Espírito Santo para o grupo. Depois o coordenador da dinâmica deve mostrar o cacho de uva e perguntar a cada um como ele acha que esta o sabor destas uvas.

Obviamente alguns irão descordar a respeito do sabor destas uvas, como: acho que esta doce, que esta azeda, que esta suculenta etc.

Após todos terem respondido o coordenador entrega uma uva para cada um comer. Então o coordenador deve repetir a pergunta (como esta o sabor desta uva?).

Mensagem: Só saberemos o sabor do Espírito Santo se provarmos e deixarmos agir em nos.

70. Ser igreja

Participantes: Indefinido.

Tempo Estimado: 10 a 15 minutos.

Material: Uma folha em branco para cada um.

Descrição: Entregar uma folha de papel ofício para os participantes.

Pedir para todos ao mesmo tempo, movimentar as folhas e observar; todos unidos formarão uma sintonia alegre, onde essa sintonia significa nossa caminhada na catequese, e quando iniciam alguma atividade estaremos alegres e com isso teremos coragem de enfrentar tudo, quando catequizar é nossa salvação.

Mas no decorrer do tempo, as dificuldades aumentaram, ficamos desmotivados por causa das fofocas, reclamações, atritos etc. Com isso surgem as dificuldades, os descontentamentos.

Juntos vamos amassar a nossa folha para que não rasque, e voltaremos a movimentar a folha movimente todos juntos, verificando que não existe a sintonia alegre, agora só resta silêncio.

Pegaremos essa folha, colocando-a no centro da mão e fechando a mão, torcendo o centro da folha, formará uma flor.

Essa flor será nossa motivação, nossa alegria daqui pra frente dentro da catequese.

Comentário: É um convite para uma esperança, para que assumamos a responsabilidade de realizar a vida. Todos nós apenas uma parcela pessoal e social, nessa construção de uma humanidade nova? Cheia de esperança e realizações. (leitura  MC 3, 31 – 35).

54 Comentários

Comments RSS
  1. silvana o.carlos

    gostei muito das dinamicas espero receber novas dinamicas pois faço parte do miniisterio de louvor e preciso de ajuda pois não tenho encontrad espaço para trabalhar por incompreensão dos lideres

  2. PASTORA CHRISTIANE

    GOSTEI MUITO DESSAS DINAMICAS – DEUS ABENÇÕE VCS

  3. jessica

    que lindo

    • Fabio

      lindo? Como assim???

  4. EVELYN

    as dinamicas sao bem objetivas , gostei muito e creio q V ai da um toque especial em minha CELULA

  5. nao sei

    bnaklydf dfd rbj.kiugftg vfrdxcv bvertbnjk ‘dcfujn ktyuj ‘ yjjkbgty crgujhbn hyflkcuazs sfr4sftghiuo btfuh7gb bgdtfu vyl v.i vyl.ihnl. ‘hbjnio;bc z’bgc

  6. edmeire lima

    Amei todas as dinamicas muito bom

  7. stefany vieira

    gosto de todas as dinâmicas

    • lucas vieira

      eu nao gostei de nenhuma

  8. irene

    muito legal

  9. MARILENE

    QUE BOM, ESTAVA PRECISANDO DESTE MATERIAL COM URGENCIA.DEUS OS ABENÇOE!

  10. jenifer

    gostei mais tem que colocar coisas mais novas.

  11. marcus vinicius martins gomes

    muito bom

  12. Jade

    Gostei muito mesmo das dinâmicas. Vivo pesquisando-as na internete…Elas são muito importantes para igrejas, escolas, conferências. Parabéns!

  13. ederson

    mto bom q deua abençoe vcs

  14. camila

    adorei!!!!!!!!!!!!!!!
    bjos

  15. rafaela

    amei obrigada tava presisando de uma mais graças a DEUS eu encontrei aqui mto obrigada msm “!!!!!!!!!!!!

  16. jacqueline

    muito bom , poste mais dinâmicas , preciso sempre delas
    ass: Jacqueline

  17. Miky santos

    legalll adoreii!!!!!!!!!!Deus abençõe…

  18. atiele

    bastante interessante

  19. JOEL FERREIRA

    GOSTEI D TODAS AS DINAMICAS…VOU USA TODAS NA MINHA CELÚLA D ADOLESCENTE

    • RAFAEL

      OOOOOOOOOTTTTTTTTTTTTTIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIMMMMMMMMMAAAAAAAAA

      GOOD MONING,GOOD EFENTUF

  20. Magda de oliveira

    Gostei mto dessas dinamicas sao otimas……

  21. simone beatriz de menezes

    gostei, são bem criativas, Deus te abençoe

  22. Rosangela oliveira

    Gostei muito…..pois todas as quatas sempre fazemos dinamicas em nossa célula.

  23. sarinha

    amei a do sentindo o espirito santo……

  24. Solange Borba

    sempre procuro dinamicas e confesso que aqui encontrei opcoes novas e muito interessantes. Quem nao gostou, talvez queira compartilhar conosco melhores, ou será que é orgulhoso demais para reconhecer e agradecer a pessoas como estas que estao dispostas a nos ajudar.
    Deus os abencoe.

  25. jaqueline

    amei do Espiritpo Santo…todas criativasss

  26. camila da costa

    sou catolica e adorei todas as dinamicas,gostaria de saber se voces tem alguma dinamica que fale sobre uniao,familia, ou que seja muito espiritual.

  27. maria solidade

    gostei de todas mais amei a do balão.muito bom que o senhor continue lhes dando sabedorias para outras dinâmicas novas…

  28. silvana machado leandro rodrigues

    muito bom esses temas,vou aproveitar bem.Trabalho com crianças e jovens.!!

  29. nildebarros1@hotmail.com

    amei D+! que Jesus venha abençoando todos os dias para termos cada dia mais maravilhas assim…

  30. sandra rodrigues

    fiz a do : pessoas balões, foi muito interessante. Obrigada por me ajudar nas dinamicas para a célula que lidero. A próxima será do Espirito santo que amei.

  31. carlebio braga

    muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!legal essa do balão e do espirito santo!continuem, fazendo muito mais.Deus Abençoe!!

  32. patricia alves da silva

    que deus de sabedoria a cada dia pera que juntos nos venhamos ganhar almas par jesus!!! deus abençoe

  33. dennise

    essas dinamicas estaomeio q sem sentido…

    • dhene silva

      Sou lider de célula e preciso muito da ajuda de vcs para ter bons resultados da minha celula.
      Essas dinâmicas São de muitas importância,,, muitas pessoas crítica e não gostao,,,,mais não tem a criatividade de criar outras.e não valorizaam essas que são ótimas para o crescimento de uma célula ou outros trabalhos da igreja,.servem para animar e tbem p refletirmos e obter mais
      conhecimento dos mistérios de Deus!!!!!!

      eu gostei,parabéns!!!!

  34. queila

    muito boas! sao um quebra galho :b
    valeuuvaleu valeuvaleu
    até

  35. Gilda

    Gostei muito e me ajudou, com o chá das rosas..

    Obrigada..

  36. viviane

    gostei

  37. Lana

    gostei muito boas essas dinamicas parabens

  38. criis

    gostei bastante !

  39. RAFAEL

    bom d+

  40. patrícia

    tmb gostei muito dessas dinâmicas, mas gostaria de uma q tratasse de darmos o melhor pra Deus..parabéns

  41. josy

    essas dinamicas sao bem legais eu gostei muito…….
    :)

  42. neide maria de oliveira.

    gostei muito mesmo dessas dinâmicas,tem me ajudado bastante.continuem assim.

  43. Thaylane

    Parabens meus irmaos,uma é melhor do q a outra,eu fiz a do Espirito Santo e todos na celula foram edificados!obg…q Deus alargue suas fronteiras mais e mais!

  44. Moises Alves

    GOSTEI MUITO DAS DINÂMICAS , SÃO BEM OBIJETIVAS; COM CERTEZA VOU APLICÁ-LAS.

  45. eniedson

    valeu me ajudou muito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: